Dúvidas? Veja algumas das nossas perguntas frequentes.
Minha empresa é pequena, por onde começo a investir?
Primeira questão que precisa ser repensada é o conceito de empresa pequena. O que realmente é uma empresa pequena? Quantos clientes você atende? Mesmo que seja um único cliente, qual será seu prejuízo caso sua rede seja invadida e esses dados cheguem a vazar?
Quando se trata de dados sensíveis de clientes não importa muito o tamanho da empresa e sim a eficiência com que esses dados são armazenados.
Caso você não tenha nenhuma medida de cyber segurança ainda, precisa pelo menos de um backup, que seja frequente e eficiente, ou seja, um armazenamento externo, o qual não seja corrompido em caso de invasões.
Mas lembre-se, o backup é apenas uma medida de recuperação de dados e informações, o que não será muito útil em caso de vazamento de informações confidenciais, para isso você precisa de um programa de cyber segurança.
Quanto custa manter uma estrutura de cyber segurança?
Os valores para programas de cyber segurança variam muito de acordo com a sua necessidade, levando em consideração números de usuário e processamento de dados, acessos que serão feitos remotamente, etc.
Os contratos mensais de atendimento se tornam mais vantajosos as empresas, pois geralmente abrangem toda a parte de cyber segurança e suporte em T.I. o que compensa muito pela segurança e agilidade nas resoluções de problemas e acaba saindo mais barato do que o atendimento realizado por hora.
Meu sistema é em nuvem, preciso de um servidor mesmo assim?
Essa é uma dúvida muito frequente nas empresas, pois antigamente entendia-se que a necessidade do uso de servidor de dados era apenas por conta dos sistemas que a empresa usava. E com a modernidade chegando e os sistemas passando para acesso em nuvem as empresas começaram a se desfazer erroneamente de seus servidores.
Digo erroneamente, pois a estrutura de servidor é fundamental para cyber segurança, pois é nele que serão definidas regras de acesso a usuários, o uso de antivírus corporativo se dá apenas através de um servidor, o backup de dados automatizado e seguro precisa ser feito pelo servidor, entre outras questões que profissionalizam os negócios.
O servidor é necessário mesmo quando o sistema é online ou em nuvem.
LGPD preciso de um advogado ou de uma empresa de T.I.?
Esse é um tema polêmico, pois quando a LGPD surgiu, muitos advogados se especializaram na área e prestaram consultoria para a implantação dessa lei nas empresas, mas se o conhecimento chegou as empresas o que ficou faltando? Simples, o que faltou foi a junção de um profissional da lei com uma empresa especializada em segurança, pois o setor que mais precisa de investimento para que a LGPD funcione é a área de cyber segurança.
Sem programas para segurança de dados ou projetos para lidar e armazenas informações sensíveis, a empresa não conseguirá se enquadrar na LGPD, mesmo que tenha conhecimento para tal.
Empresa de T.I. chamo só quando preciso ou tenho um contrato mensal?
No Brasil o investimento na área de T.I. ainda é deixado em ultimo plano, mas isso pode trazer sérias consequências pra seu negócio.
Além de estar com a segurança dos seus dados em risco, sua empresa pode estar perdendo tempo e recursos por falta de performance de equipamentos.
Qual empresa já não passou por problemas com internet lenta? Mas sabia que talvez o problema não esteja na operadora?
Muitas empresas não sabem que seus equipamentos precisam ser compatíveis com a velocidade da internet que foi contratada. Então ocorre de a operadora entregar uma velocidade, mas os equipamentos da empresa simplesmente não conseguem distribuir a integralmente essa internet.
Com um contrato mensal com uma empresa de T.I., além de ter todas as demandas atendidas, manutenções periódicas feitas, você ainda conta com uma consultoria ilimitada o que facilita muito na hora da compra de equipamentos, contratação de sérvios e outros.