Você sabia que a internet lenta pode não ser um problema na sua operadora?
A instabilidade na conexão de internet pode ser um problema frequente para muitos usuários. Isso pode acontecer por diversos motivos e interferir na navegação, na qualidade da chamada de voz e vídeo e em jogos online, por exemplo.
Muitas vezes a Operadora da sua internet pode ser responsabilizada pela sua internet estar lenta ou ruim, mas nem sempre isso será uma verdade absoluta.

Mas se o problema de lentidão da minha internet não esta relacionado a operadora, como ele pode ser resolvido?
Vamos listar pra vocês a baixo, algumas questões que podem interferir no fluxo da sua conexão?
- Vírus – vírus e malwares podem comprometer a estabilidade da conexão de internet, deixando o computador mais lento. É fundamental manter o antivírus atualizado e realizar varreduras.
- Interferência de rede – causada outros dispositivos que emitem sinais na mesma frequência do Wi-Fi (telefones sem fio, fornos de micro-ondas ou outros roteadores)
- Firmware antigo – trata-se do software interno do roteador e pode precisar de atualizações. O provedor de internet deve verificar se o firmware do roteador está atualizado.
- Configurações de segurança – elas podem afetar a estabilidade da conexão de internet, como bloqueios de portas e restrições de acesso.
- Equipamentos ruins – Roteadores e modems ruins ou incompatíveis com a velocidade da sua internet, podem comprometer a qualidade da sua conexão por não conseguirem distribuir a mesma proporção de internet entregue pela operadora.
- Obstáculos na propagação do sinal – paredes, portas e móveis podem impedir a propagação do sinal Wi-Fi e deixar a internet instável.
- Cabos com problemas – cabos danificados, mal conectados ou de baixa qualidade, podem comprometer a qualidade da conexão de internet.